Pesquisadores

Pesquisadores

acardosoAdalberto Moreira Cardoso é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (título obtido em 1995). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), Pesquisador Associado do Centro Brasileiro de Análises e Planejamento e do Warwick Institute for Employment Research, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Publicou 14 livros, e entre artigos em periódicos e livros de circulação nacional e internacional, publicou mais de 70 trabalhos, além de dezenas de estudos em em anais de eventos. Orientou 17 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado em temas relacionados à Sociologia do Trabalho. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa (dentre eles um PRONEX) e atua em diversas áreas da Sociologia do Trabalho, da Sociologia Urbana (incluindo desigualdades sociais) e da Teoria Social. Em suas atividades profissionais interagiu com 42 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sindicalismo, Formação de Classe, Mercado de Trabalho, Brasil, Reestruturação Produtiva, Globalização, Indústria automobilística, Direito do Trabalho, Neoliberalismo, Democracia, América Latina, Era Vargas. É coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET), sediado no IESP-UERJ, sócio da LASA e da SBPC, Membro do Comitê Editorial da Revista Confluências, parecerista ad hoc das revistas Dados, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Economia Contemporânea, Current Sociology, e da FAPERJ, da CAPES e do CNPq. É co-editor da Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, com José Ricardo Ramalho (http://relet.iesp.uerj.br).

Ver currículo lattes

Alexander Englander é graduado em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Fez iniciação científica e mestrado na área do Pensamento Social Brasileiro. Na sua dissertação estudou como são narrados os padrões de ação coletiva da sociedade brasileira nos ensaios de Oliveira Vianna e Caio Prado Jr. No momento está pesquisando as relações entre o trabalho formal e informal no Brasil, tendo como principal objeto de análise o setor da construção civil. suas áreas de interesse de pesquisa são Pensamento Social Brasileiro, Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho.

Ver currículo lattes

AndréDoutorando em Sociologia – área de Sociologia do Trabalho – pelo IESP/Uerj, Mestre em Administração pelo PPGEN/UFRRJ (2004), especialização lato sensu em Recursos Humanos (UCAM/2002) e graduado em Administração (UFRRJ/1999). Atualmente é Professor Assistente da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), atuando nos cursos de Administração e Turismo. Foi Coordenador e Professor do Curso de Graduação em Administração da Faculdade SENAI/Cetiqt, tendo atuado também como Professor Adjunto da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e Professor Auxiliar da Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação lato sensu), onde coordenou o curso de Administração.

Ver currículo lattes

CeciliaDoutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Sociologia e Antropologia (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). Desenvolve pequisa sobre economia moral de consumo, com foco no setor de luxo (vestuário e acessórios). Áreas de interesse: consumo, sociologia e antropologia urbanas, tradução, análise de discursos.

Ver currículo lattes

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e mestre em Sociologia pelo mesmo Instituto. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Na monografia e na dissertação de mestrado, realizou estudos na área de filosofia das ciências sociais, com ênfase em Heinrich Rickert e Max Weber. Atualmente desenvolve pesquisa na área de sociologia urbana, associativismo, favelas e segurança pública.

DanielBacharel em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual da mesma cidade. Pesquisa produção cultural, direitos do autor e informalidade em Belém do Par[a. Possui como área de interesses: sociologia da música, do trabalho, e da tecnologia. É também músico.

Ver currículo lattes

Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de História e Museologia. Áreas de interesse: Desigualdades, Mobilidade Social, América Latina, Teoria Social.

MiriamDoutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – IESP/UERJ (2013), possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição (2012) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Áreas de interesse: Sociologia do Trabalho, Cidadania , Estado de Bem-Estar Social e Formação e Identidade de Classe.

Ver currículo lattes

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), contando com o auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Suas principais áreas de interesse são: Trabalho, Gênero e Direitos Humanos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as relações de gênero na produção social do espaço urbano.

Ver currículo lattes

Possui mestrado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ex-IUPERJ) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). No período entre 2004 e 2009, foi orientadora do projeto de extensão da Vila Acaba Mundo do Programa Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG e analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Regiao, onde era responsável por assessorar Desembargadores. Atualmente, faz doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Tem experiência nas áreas ligadas ao Direito e à Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, Jurídica e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, juventude, movimentos sociais e cidadania.

Ver currículo lattes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorando do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – IESP/UERJ. Atualmente é Avaliador de Curso de Graduação em Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – INEP/MEC e pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Professor de Teoria Geral do Direito e Sociologia do Direito. Foi Chefe do Departamento de Propedêutica do Direito (2006-2008) e Coordenador da Faculdade de Direito de Curitiba (2008-2011). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito, Sociologia do Direito, Ensino Jurídico e desenvolve pesquisas sobre o Poder Judiciário e Direito do Trabalho.

Ver currículo lattes

cantu_fotoPossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2009) . Atualmente é Membro de corpo editorial da Cadernos de Estudos Sociais e Políticos. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Outras Sociologias Específicas.

Ver currículo lattes

Thiago BrandãoÉ mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), possui experiência na área de Sociologia, em especial, Sociologia do Trabalho, Sindicalismo e Desenvolvimento, contanto com diversos trabalhos e artigos publicados em revistas e congressos. Atualmente pesquisa a informalidade no Brasil.

Ver currículo lattes

Tomas

Tomás Coelho Garcia: É doutorando do Programa de Pós-Graduação de Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ (antigo IUPERJ). Inicialmente, dedicou-se a pesquisa sociológica acerca da segurança pública no estado do Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado, defendida em 2010, intitula-se “Denúncias públicas contra a ‘violência policial’ no Rio de Janeiro”. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Sociologia do Trabalho no âmbito do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho – NUPET, vinculado ao IESP. Sua pesquisa de doutorado tem o título provisório de “O movimento sindical e a ideologia desenvolvimentista”. É professor de sociologia da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro-FAETEC.

Ver currículo lattes